Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Paraíba do Sul

THEATRO MUNICIPAL MARIANO ARANHA

O teatro, que já recebeu artistas como Ary Barroso, esteve fechado por 43 anos

Inaugurado como Theatro Gymnástico Parahybano, em 1892, o espaço recebeu inúmeras companhias teatrais de renome. No ano de 1914, após dificuldades financeiras de seu mantenedor, foi arrendado para a companhia Spine, que o transformou em um espaço multiuso para apresentações teatrais e projeções cinematográficas, dando-lhe o nome de Cine Íris.
Nesse período, entre os muitos ícones que lá se apresentaram, destacam-se Vicente Celestino, Ary Barroso e Lamartine Babo, além de terem sido feitos memoráveis bailes carnavalescos.
Infelizmente, durante a segunda guerra mundial os espetáculos foram interrompidos e a frequência no cinema diminuiu consideravelmente. Por volta dos anos 50 passou a se chamar Cine Popular. Em 1960 foi criado o Grupo de Amadores Teatrais Paschoal Carlos Magno, e o prédio ganhou uma pequena reforma passando a se chamar Teatro Procópio Ferreira. Logo em seguida fechou suas portas, ficando em total abandono por 43 anos.
Apenas em 2004 foi restaurado, recebendo o nome de Theatro Municipal Mariano Aranha, o qual se mantém até hoje em pleno funcionamento, proporcionando a realização de espetáculos teatrais, musicais e de variadas expressões culturais. A Fundação Cultural de Paraíba do Sul – FUNDAC tem promovido eventos de sucesso, entre os quais o Carnaval à Moda Antiga e o Circuito das Artes, que atrairam para o teatro um enorme público.
O teatro ganhou um anexo moderno e um amplo foyer, muito utilizado para lançamento de livros, e honrosamente preserva a memória desse templo das artes, com raras e expressivas fotos antigas.

De acordo com a programação do fim de semana
Gratuito
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Av. Ayrton Senna, 238 – Centro – Paraíba do Sul
(24) 2263-1306 (Fundação Cultural)
http://www.paraibanet.com.br
mailto:fundacaocultural@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo