Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Personagens Cativantes

Região 3 • Vassouras

SEU LUIZ E SEU MANOEL DA CANINHA VERDE

Há duas décadas Seu Manoel trabalha na preservação da alegre dança portuguesa

Com a experiência de mais de 20 anos praticando e desenvolvendo a Caninha Verde – dança folclórica feita aos pares e trazida de Portugal – o Sr. Manoel João dos Santos teve o privilégio de participar com alguns amigos de muitos encontros em que juntavam grupos grandes de Vassouras, com até 12 duplas.
Com o passar dos anos foi vendo os grupos de desfazerem, por falta de recursos e de componentes que assumissem o compromisso de manter a tradição viva.
Num esforço contínuo para preservar essa cultura, Seu Manoel criou em 2009 o Caninha Verde do Morro da Vaca, para treinar as novas gerações.
Com a ajuda de seu amigo José Luiz, leciona e realiza ensaios e eventuais apresentações nas escolas, em festas tradicionais da região ou em lugares especialmente convidados, como a Casa da Hera.
Também faz parte da cultura da Caninha Verde o acompanhamento musical com três instrumentos básicos: a sanfona, o surdo e o pandeiro. Os passos de dança são sincronizados em duplas, com as batidas entrelaçadas de varas de mais de 1 metro (que simbolizam a cana de açúcar), chamadas de cacetes, fabricadas artesanalmente com madeiras da região como o guatambu, e cujo acabamento é feito no calor do fogão a lenha.
A vitalidade da dupla de amigos se estende a outra tradição: a Malha (um jogo de lançamento de discos) em que ambos são exímios e disputam partidas no Clube de Malha de Vassouras.
Graças a muita determinação, a tradição da Caninha Verde vem sendo mantida, mesmo que precariamente, sempre com a esperança de conseguir mais apoio e dar continuidade a tão expressiva tradição, a qual eles se orgulham de representar.

Informações

Agendar visitas: (24) 2471-8731 e (24) 9261-5830 (Sr. Manoel) / (24) 2471-6458 e (24) 2471-4765 (Sr. Luiz)
Ver vídeo no Mapa de Cultura
http://www.mapadecultura.rj.gov.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo