Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 4 • Valença

QUILOMBO SÃO JOSÉ ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE NEGRA REMANESCENTE DA FAZENDA SÃO JOSÉ DA SERRA

Comunidade quilombola cultiva jongo, música afro e artesanato na Serra da Beleza

O Quilombo de São José, situado na estrada RJ 157 na altura do Km 57 em Santa Isabel, 3º Distrito de Valença, tem como objetivo principal manter viva a rica tradição do jongo e da cultura negra, como enfatiza o porta-voz e líder da comunidade, Toninho Canecão.
Através de agendamento prévio é possível visitar a comunidade, que possui 23 casas de construção simples, em tijolos crus ou pau-a-pique, e telhados de palha. No local vivem cerca de 200 quilombolas remanescentes, todos descendentes de escravos da mesma família.
Eles costumam receber estudantes e pesquisadores, além de turistas do Brasil e do mundo. A associação virou ponto de cultura e atualmente recebe patrocínio do programa Petrobrás Cultural.
Palco de grandes celebrações culturais, o Quilombo tem como maior de todas as comemorações a Festa da Cultura Negra, realizada duas vezes ao ano. Trata-se de um acontecimento grandioso, que reúne cerca de 2 mil pessoas acampadas pelo terreno, durante um final de semana. Os participantes promovem apresentações de capoeira, maculelê, calango, dança de roda e muitas outras manifestações da cultura negra.
O visitante é brindado com uma apresentação de jongo, uma visita guiada pela comunidade e uma palestra a respeito do Quilombo. Também pode ser combinado um almoço para grupos, tendo a tradicional feijoada como prato principal.
Sempre visando manter vivas as tradições afro-brasileiras, a comunidade organiza oficinas de jongo, aulas de música (violão, flauta doce e percussão), práticas de dança afro e oficinas de artesanato – nas quais são criadas bonecas feitas com folha de bananeira, bucha e palha de milho.
A comunidade também mantém uma escola de ensino tradicional, além de uma oficina de cultura digital, que disponibiliza computadores com internet wi-fi no local.
Dentro do Quilombo, cercado de montanhas e muito verde, destaca-se um enorme jequitibá que segundo o Sr. Manuel Seabra, o mais velho e respeitado quilombola, é sagrado e abençoado. Por essa razão, muitos rituais, pedidos e orações são feitos ao redor dessa árvore frondosa e centenária.
Vale conhecer o Quilombo sem pressa, aproveitar a simplicidade cotidiana do lugar e a receptividade dos moradores de diversas gerações, para ouvir muitas histórias dos tempos da escravidão, da sabedoria dos negros ancestrais e sua fantástica cultura.

a partir de 10:30h sábado • agendar visitas
Gratuito (visita ao Quilombo) • R$ 30,00 (almoço/feijoada mediante agendamento)
Carro • Ônibus
Capa de chuva • Casaco • Chapéu ou boné • Repelente • Tênis

Informações

Estr. RJ 157, km 57 - Santa Isabel - Valença (QUILOMBO)
Rua Vereador João Batista Gomes, 150 - Valença (ASSOCIAÇÃO)
(24) 2457-1130 /(24) 2457-1358
mailto:toninhocanecao@yahoo.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo