Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 2 • Barra do Piraí

POUSADA FAZENDA PONTE ALTA

Aqui o visitante é convidado a reviver o passado através de saraus, teatro e canções

A Fazenda Ponte Alta é datada de 1830. A belíssima propriedade chegou a ter 400 escravos quando pertenceu ao barão de Mambucaba, sobrinho do capitão-mor José de Souza Breves. Quando Evelyn Pascoli adquiriu a propriedade, implantou o sarau histórico, pioneiro na região, e as visitas agendadas. O atual proprietário arrendou uma parte da fazenda ao simpático Roberto Freitas, que vem dando continuidade aos animados programas culturais.
O Sarau Histórico, realizado há mais de dez anos, é um programa pedagógico muito requisitado por grupos escolares. Nele são apresentados personagens emblemáticos, como o Barão e a Baronesa de Mambucaba, a Mucama Rosa e a Sinhazinha Luizinha, que recebem os visitantes vestidos a caráter. Os atores interagem com o grupo de visitantes com bom humor e o evento se encerra em clima de festa, com demonstração de danças da época como o minueto, a polca e o maxixe. Ao final é servido um almoço com culinária caseira repleta de pratos típicos da roça, além de uma irresistível mesa de doces.
Antes do sarau é feita uma visitação guiada na fazenda e no Museu do Escravo, onde é possível observar objetos e fotos antigas, além de relatos dos costumes e fatos da época da escravidão e da história do Brasil.
Outro evento muito procurado, especialmente pela terceira idade, é o Sarau de Getúlio Vargas. O espetáculo teatral, inspirado na década 1950, simula um programa de rádio e traz atores interpretando Dalva de Oliveira, Carmem Miranda, Orlando Silva, Emilinha Borba, Ângela Maria e outras personalidades da era do rádio, fazendo com que a plateia cante, dance e reviva com muita emoção uma época áurea.
Além da visitação e dos saraus, a fazenda oferece hospedagem, para que o visitante se sinta ainda mais inserido na história do Brasil. São diversos tipos de acomodação, entre os quais um dos mais procurados é o “quarto do Gegê” – aposento onde Getúlio Vargas passou alguns aniversários.
Vale a pena conferir no site a variada programação da Fazenda Ponte Alta, que inclui dois concorridos bailes à fantasia com jantar à luz de velas, além de atrações especiais que podem ser agendadas para um grupo de visitantes, proporcionando uma experiência única.

agendar visitas e/ou hospedagem diariamente
Vários preços (depende do pacote)
Carro • Ônibus
Casaco • Chapéu • Tênis

Informações

Rua Silas Pereira da Mota, 880 - Barra do Piraí
(24) 2443-5159 /(24) 9827-1470 (Vandeir)
http://www.pontealta.com.br
Facebook: Ponte Alta / Twitter: @apontealta
mailto:contato@pontealta.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo