Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Vassouras

PIM – PROGRAMA INTEGRAÇÃO PELA MÚSICA

O projeto é hoje um grande expoente de capacitação musical e produção cultural local

Iniciado em 2000 pelo Maestro Cláudio e sua esposa Célia, o projeto começou com poucos recursos e era realizado em casas de amigos. Desde janeiro de 2010, mudaram-se para a casa onde estão até hoje, e onde funcionou um banco. Exatamente onde se situava o grande cofre, fica hoje guardado o precioso acervo de instrumentos musicais.
Entre os eventos, destaca-se o prestigiado Concertando a Sexta, que objetiva angariar recursos, oferecendo jantar e apresentação musical ao público. Tanto os músicos quanto os chefs convidados são voluntários e os participantes pagam um ingresso que é aplicado no próprio projeto.
Aliás, a comunidade vassourense está sempre apoiando o PIM e certa vez arrecadaram uma expressiva quantia para transportar da França para o Brasil uma bela harpa, que ganhou o nome de Mariana Crioula (conhecida líder dos escravos). Posteriormente o PIM ganhou uma harpa pequena apelidada Eufrásia.
As aulas no PIM abrangem todos os instrumentos de orquestra, além de teoria musical e manutenção de instrumentos de corda e sopro, e atendem a todas as idades, a partir dos quatro anos. Muitos entram para fazer música e lá descobrem que podem ir para outras áreas, de gestão e produção cultural.
A instituição engloba 12 professores e 10 monitores – que recebem salários – cerca de 450 alunos e 50 alunos-bolsistas que recebem auxílio monetário. Quem não tem recursos para pagar o curso pode contribuir com trabalho na manutenção do local.
O logotipo do projeto foi presente do cartunista Ziraldo, que desenhou um menino com cabelinho de vassoura tocando triângulo, e rebatizou o projeto com a sigla PIM.
Lá também se constitui o PIRPIM –Pontão de Cultura, articulador entre projetos culturais e o Ministério de Cultura, proporcionando ações colaborativas para o desenvolvimento de 11 municípios do Vale do Paraíba Fluminense.

8h às 12h e 13:30h às 18h de 3ª a sábado
Gratuito
A pé • Carro

Informações

Praça Eufrásia Teixeira Leite, 33 – Centro – Vassouras
(24) 2471-9320 / (24) 2471-1642
http://www.pim-org.com
mailto:celia.pim@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo