Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Mendes

PASSAGEM DE NÍVEL

O quarteto de instrumentistas ajudou a consagrar Mendes como a Cidade do Choro

Divulgação: Passagem de Nível

Formado por volta dos anos 1990, o Grupo Passagem de Nível, responsável pelo projeto Choro e Samba na Praça, atrai um enorme público para suas apresentações que acontecem todos os domingos na praça Dr. João Nery, desde janeiro de 2004.
Os encontros são animados, atraindo a participação de outros músicos, consagrados ou não, que participam tocando o melhor da música brasileira. O evento inspirou a inclusão do chorinho em um projeto bem sucedido na região do Vale do Café, o Café, Cachaça e Chorinho que inicialmente seria apenas o Café e Cachaça.
Todo esse movimento atraiu os olhos da imprensa, que passou a se referir a Mendes como a Cidade do Choro e fez com que fosse criado na cidade o Dia Municipal do Choro, comemorado no domingo mais próximo do feriado de sete de setembro.
O grupo é formado pelos músicos Alexandre Paiva (cavaquinho), André Conforte (violão), Antônio Dantas (bandolim) e Guilherme Garcia (percussão e gaita).
Todos cantam e tocam com desenvoltura clássicos do choro e do samba, além de bossa nova, MPB, forró e música instrumental.
Na ocasião do lançamento, em 2008, do primeiro CD do grupo, intitulado “Pare, Olhe e Escute”, foi realizada uma grande apresentação na praça onde, segundo os músicos, mesmo debaixo de chuva, foram vendidos 300 CDs e antes mesmo de encerrar o show, já havia acabado a cerveja em todos os bares do entorno.
Esse caso motivou a criação de um documentário sobre o movimento ao redor dos músicos, que gera uma notória demanda para a venda de artesanato, cerveja e comidinhas para atender um público fiel, vindo de múltiplos lugares.

11h às 14h todo domingo
Gratuito
A pé • Carro • Ônibus
Capa de chuva • Chapéu ou boné

Informações

(Apresentação) Praça Dr. João Nery – Centro – Mendes
(24) 2465-5637 / (24) 9943-0007
facebook: Passagem de Nível
alexandreopaiva@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo