Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Outros Atrativos

Região 2 • Rio Claro

PARQUE ARQUEOLÓGICO E AMBIENTAL DE SÃO JOÃO MARCOS

Um espaço voltado para a promoção da Cultura em Rio Claro e região do Vale do Café

Yuri Maia

A cidade de São João Marcos entrou para a história por ser um importante centro produtor de café e pelo protagonismo exercido por sua elite, principalmente durante o período do Império. No entanto, a cidade teve seu destino selado pela construção e ampliação da represa do Ribeirão das Lajes.
O desaparecimento de São João Marcos em 1940 privou toda a região de importante referencial histórico-cultural. A irreparável perda deste patrimônio motivou a Light S.A. e a Secretaria de Estado de Cultura a salvaguardar parte desta memória com a criação do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
Inaugurado em 2011, o Parque afirma-se gradativamente como um importante sitio cultural de âmbito regional.
A proposta do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é funcionar como um acervo multidisciplinar, com foco em atividades de responsabilidade social e ênfase em educação e cultura.
Desde a sua criação o Parque tem desempenhado importante papel na preservação ambiental, inibindo ações predatórias na Mata Atlântica remanescente da região e colaborando com o replantio de plantas nativas.
Vale ressaltar também o compromisso do projeto em fomentar e valorizar a cultura da região, promovendo ações que contribuam com o desenvolvimento humano dos moradores de Rio Claro e dos municípios vizinhos.
Ao longo de 2012 foram realizadas diversas atividades culturais neste espaço, tais como: Baile da Abolição, Noite Sertaneja, Exposição São João Marcos: um novo olhar, Cine São João Marcos, Semana Fagundes Varela, Festival de Folclore, Forró da Independência, Gincana de São João Marcos, Feira de Cultura Afro, Festival de Gastronomia D. Cidinha e Rock in São João Marcos.
A respeito da trajetória da cidade e criação do Parque, foi publicado o livro “São João Marcos – patrimônio e progresso”, lançado pela Editora Cidade Viva e o curta-metragem “A história de São João Marcos”, em exibição permanente no Parque.
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos foi contemplado com os prêmios Rodrigo Melo Franco de Andrade (nacional) e ABERJE (regional).

10h às 16h de 4ª a domingo
Gratuito
Carro • Ônibus
Binóculo • Capa de chuva • Casaco • Chapéu ou boné • Lanche e água • Repelente • Tênis ou bota

Informações

Estr. Rio Claro-Mangaratiba (RJ 149), km 20 - Rio Claro
(21) 2233-3690
http://www.saojoaomarcos.eco.br
mailto:contato@saojoaomarcos.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo