Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Personagens Cativantes

Região 1 • Barra Mansa

NIKSON SALEM DO CICLOTURISMO BARRAMANSA

Acervo fotográfico gerado por ciclistas contribui para preservar a memória da região

Crédito: Nikson Salem

Nikson Salem é fotógrafo, historiador e membro da Academia Barramansense de História. Ele tem como hobby o cicloturismo histórico e faz parte de um grupo de ciclistas da região fluminense. O grupo costuma fazer passeios culturais de bicicleta pela região do Vale do Café e arredores.
Já visitaram 180 fazendas históricas, 115 cachoeiras, prédios históricos, museus, igrejas, festas tradicionais e serestas. A viagem mais longa, feita com oito ciclistas, durou seis dias, indo para o sul de Minas Gerais e completando um percurso de 430 km. Com todo esse movimento, o acervo fotográfico é imenso: 26 CDs de fotos, com mais de 4.000 imagens, registradas em mais de 100 cidades e distritos.
São vários os grupos participantes do cicloturismo nessa região: Clube Bike Adventure (Volta Redonda), Galera do Pedal (Barra Mansa), Off Road Bikers (Volta Redonda), Amigos da Bike (Resende), BM Bikers, e ACRAN – Associação Ciclismo das Agulhas Negras, entre outros.
A faixa etária dos participantes varia entre 16 e 70 anos. Os grupos fazem os percursos por paixão, sem incentivo público ou privado, e contribuem para a preservação da memória e divulgação do patrimônio histórico dos lugares por onde passam.
Esses “aventureiros do pedal” estão sempre traçando novos roteiros e não medem esforços para desbravar os caminhos da história, cercado de belezas naturais e especialmente, de riquezas imateriais. Nikson, que pratica o esporte cultural há 21 anos, dá o seu testemunho: “conhecer as pessoas locais é a melhor parte!”.

Informações

Nikson Salem
Cicloturismo Barra Mansa e Turismo Vale do Café
http://www.turismovaledocafe.com
mailto:turismovaledocafe@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo