Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 4 • Valença

MUSEU SILVIO CALDAS, NELSON GONÇALVES, GILBERTO ALVES E GUILHERME DE BRITO

Um local que abriga a memória dos grandes intérpretes do cancioneiro brasileiro

O espaço cultural foi fundado em 2000 para homenagear quatro cantores que levaram nossa música a todos os cantos do nosso Brasil. As peças do acervo foram cedidas pela esposa de Silvio Caldas, a filha de Nelson Gonçalves e uma amiga de Gilberto Alves. O outro homenageado, Guilherme de Brito, foi um caso raro de um único artista a ter um museu ainda em vida, pois veio a falecer em 2006, aos 84 anos.
O produtor cultural Wolney Porto, gerente do espaço cultural, inspi- rou-se em uma letra de música do próprio Guilherme de Brito imortalizada por Nelson Cavaquinho, que dizia: “se alguém quiser fazer algo por mim, que faça agora”, resolveu perpetuar o trabalho do amigo e frequentador de Conservatória, incluindo-o no Museu junto aos outros três grandes astros. Guilherme adorou a ideia e ainda doou ao museu peças suas, que posteriormente foram complementadas por D. Nena, sua viúva.
O acervo inclui fotografias, reportagens, troféus, roupas e uma coleção de discos e vídeos. Entre as valiosas peças, destacam-se o violão que Juscelino Kubitscheck presenteou a Silvio Caldas em 1957, o chapéu panamá de Nelson Gonçalves, a escultura em tamanho real de Guilherme de Brito tocando violão e uma esplendorosa foto de Carmem Miranda, autografada carinhosamente para Sylvio Caldas.
Por um preço simbólico é possível fazer esta viagem pelo país da memória, embalada pela trilha sonora das belíssimas canções que marcaram a época.

7h às 20:30h 6ª e sábado • 7h às 14h domingo
R$ 2,00
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Rua Dr. Luiz Almeida Pinto, 44 - Conservatória - Valença
(24) 2438-1134 /(24) 9216-3380 (Wolney)
mailto:wolneyporto20102010@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo