Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Vassouras

MUSEU CASA DA HERA

A história da poderosa Eufrásia Texeira Leite é contada através de belo espaço cultural

A antiga e bem preservada chácara que pertenceu à família de Joaquim Teixeira Leite vai muito além de cumprir o papel que sua proprietária, Eufrásia Teixeira Leite exigiu em testamento quando doou a propriedade.
Desde 2009 sob a guarda do Instituto Brasileiro de Museus, o magnífico patrimônio tombado que abriga o Museu Casa da Hera e a Chácara da Hera, se constitui em um louvável exemplo de como perpetuar a história, integrando ações sócioeducativas para aproximá-la dos novos tempos.
O casarão de 1830, com suas paredes externas cobertas de hera, foi transformado em museu há 45 anos. O rico mobiliário, com quadros e objetos de época distribuídos em variados salões é muito bem sinalizado e pode ser apreciado individualmente ou com a explicação de guias do próprio museu, que explicam detalhes históricos em até cinco idiomas.
A área externa, conhecida como Chácara da Hera, engloba mais de 30 mil metros quadrados de vegetação exuberante, que inclui uma passagem de bambus conhecida como Túnel do Amor.
O atrativo faz parte do circuito de visitação e atrai frequentadores assíduos que adoram fazer caminhadas ecológicas ou usar o espaço para um agradável piquenique.
A instituição realiza excelentes projetos educativos, como o Clube de Leitura Joaquim José Teixeira Leite, Cineclube Casa da Hera, Clube Postal, Contar e Brincar Histórias – com a escritora Gilda Meirelles, Viva a Cultura Popular – com oficinas, apresentações e troca de culturas e o Ecoclube Manoel da Silva Rebello, que proporciona vivências para a educação ambiental e um futuro sustentável, que inclui o cultivo e manutenção de uma horta criativa.
Todas as atividades da Casa da Hera são gratuitas e abertas ao público. Vale a pena conferir a programação no sempre atualizado blog oficial e, especialmente, usufruir de prazerosas e instrutivas visitas neste fantástico atrativo.

10h às 17h de 3ª a 6ª • 13h às 17h fim de semana (Museu) • 10h às 17h diariamente (Chácara)
Gratuito
Para a família
A pé • Carro • Ônibus
Chapéu ou boné • Tênis

Informações

Rua Dr. Fernandes Junior, 160 - Vassouras
(24) 2471-2961 / (24) 2471-2930
http://www.casadahera.wordpress.com
facebook: Casa da Hera
mailto:casadahera@museus.gov.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo