Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Personagens Cativantes

Região 3 • Vassouras

JUSSARA PEREIRA DE ALMEIDA

A especialista em cordéis integra a Academia de Letras de Vassouras

Jussara é uma pessoa cativante, que desde menina brincava de fazer versos.
Formada em Letras, sempre cultivou uma paixão especial pela Literatura de Cordel. No decorrer de sua trajetória lecionou em várias escolas, sempre com dedicação e criatividade.
Em 1999 propôs realizar um projeto coletivo inédito com os alunos da 7ª série da Escola Municipal Abel Machado – em Massambará, que os motivou a criar desenhos, entrevistar pessoas e colher informações para transformar em Cordel. Resultou em tanto sucesso que ganharam a publicação dos trabalhos, proporcionando uma experiência única aos autores-alunos, que fizeram exposições com direito a noite de autógrafos, e tiveram matéria publicada em jornal que repercutiu até na Academia Brasileira de Cordel do RJ.
A professora Jussara diz que o fazer literário é a valorização do ser humano e durante muito tempo seguiu com sua vocação, realizando oficinas de cordel para públicos variados como alunos da terceira idade e colegas professores. Sempre se manteve nos bastidores, permitindo que o talento deles se revelasse. Até que um dia se inscreveu em um concurso de poesias e seu talento nato com as palavras foi reconhecido.
Em 2006 escreveu e publicou seu primeiro cordel, em homenagem a Paulo Branco, com desenhos de Sérgio Lins. Na ocasião ingressou na Academia de Letras de Vassouras, ocupando a cadeira 29. O cordel “Einstein, o cabeça do mundo” – ilustrado em isogravura (xilogravura com isopor) foi premiado e também investiu em uma publicação própria, o livrinho de cordel.
Muitas encomendas já foram feitas, destacando-se os cordéis para os biscoitos caseiros Reizi, o piquenique na Fazenda Santa Eufrásia e outro para o Museu Casa da Hera.
A criativa autora tem ainda muito material original para ser publicado e sua personalidade versátil pode ser vista em um “Chá Imperial com inusitadas pitadas de cordel”, no qual é autora do texto e atua no espetáculo como baronesa.

Informações

particular: (24) 9217-9832 / (24) 2491-9037
trabalho: (24) 2491-9000 ramal projetos e convênios
mailto:ju1970sarah@hotmail.com
mailto:jussara.almeida2012@bol.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo