Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Vassouras

JONGO CAXAMBU RENASCER DE VASSOURAS

O grupo se reúne para manter rituais de música e dança praticados por seus ancestrais

Conhecido em toda a região do Vale do Café como o Jongo Caxambu de Vassouras, o grupo de 25 componentes teve como griô o Seu José Bolero e hoje é liderado por Claúdia e seu irmão Luiz Carlos, o Cacalo. O grupo é muito respeitado por sua história e tradição, do qual os pais e os avós eram grandes mestres do jongo.
Apesar do seu prestígio, porém, ainda não possui uma sede própria, mas seus ensaios semanais realizados na sede de um clube são abertos ao público e o grupo adora receber visitantes.
O Jongo Caxambu Renascer de Vassouras faz parte do Pontão de Cultura Jongo Caxambu, na UFF em Niterói, onde em dezembro se reúne com outros grupos da região para o tradicional encontro anual.
Na região de Vassouras se realiza todo ano, tradicionalmente no dia do Jongo (26 de julho) uma belíssima apresentação na Casa da Hera, no buraco dos escravos, um local cercado de bambuzais onde antigamente os escravos se reuniam.
O grupo também é convidado a se apresentar em fazendas e locais especiais durante o Festival Vale do Café e em outros eventos da região.

Agendar visitas
Gratuito
Carro

Informações

No bairro Residência - Vassouras
(24) 2471-6683 (agendar visitas)
mailto:claudiarenascer@bol.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo