Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 4 • Valença

FUNDAÇÃO CULTURAL E FILANTRÓPICA LÉA PENTAGNA

Um espaço dedicado às artes e à memória de uma mulher a frente do seu tempo

Situada em um belo casarão em estilo neoclássico e cercada de jardins, a Fundação Léa Pentagna é um oásis cultural, que guarda memoráveis episódios vividos por essa mulher a frente de seu tempo, que amava a vida social e as artes. A casa representa algumas fases da economia valenciana e o período final do ciclo do café.
Durante sua vida Léa fez benfeitorias para a cidade, apoiou e realizou eventos culturais e prestigiou muito a Academia Valenciana de Letras. Também emprestou a casa para a gravação de filme “A Casa Assassinada” dirigido por Paulo Sarraceni, e na ocasião hospedou Norma Benguel.
Transformar a casa em uma instituição cultural era um desejo antigo, que foi realizado quando ela doou em testamento a casa para essa perpetuação, deixando inclusive seis salas comerciais alugadas para gerar recursos para a manutenção da fundação.
Atualmente a Fundação Léa Pentagna é administrada por Gilberto Wilson Lima Monteiro, que a preside há 12 anos, e conseguiu gerar mais recursos criando a Associação dos Amigos da Casa Léa Pentagna. E também, através de diversos eventos culturais que ele e Dilma Dantas, diretora de eventos, promovem. Entre eles o Noites de Música associa a vida dos compositores e seus gostos culinários.
Lá também são realizados cursos de trovas, atualização para professores e lançamentos de livros. Além disso, a casa está aberta à visitação e o acervo bem conservado é interessantíssimo. O mobiliário e os objetos são ecléticos, de variados estilo e procedência, entre os quais destacam-se um móvel chinês com enfeites de madrepérola e marfim, o delicado lustre italiano, o piano inglês de 150 anos e uma rara máquina de escrever Mignon de 100 anos.
A casa também revela outra surpresa: a sala íntima para banhos, com uma enorme banheira de pedra – na proporção de uma pequena piscina – e uma porta estrategicamente posicionada, ligando-a ao jardim cercado de flores, bancos e gazebo em treliça, criando um ambiente convidativo para relaxar ao sol.
O quintal possui uma área de 20 mil metros quadrados, com árvores seculares, muitas flores e pássaros, criando uma palheta em tons de verde. Passeando pelas suas trilhas surgem singelas plaquinhas com versos sobre o silêncio, que nos convidam à contemplação.

8h às 12h 14h às 16h 2ª a 6ª • 9:30h às 12:30h 14h às 17h sábado • 9:30h às 12:30h domingo
R$ 5,00 (entrada de adulto) • R$ 2,00 (crianças e idosos
Carro • Ônibus

Informações

Rua Vito Pentagna, 213 - Valença
(24) 2453-4178 / (24) 9279-4529
http://www.casaleapentagna.org.br
mailto:lea.pentagna@uol.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo