Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 1 • Resende

FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA MACEDO MIRANDA

Um ponto de encontro para as manifestações culturais de Resende

Macedo Miranda foi um notável escritor e jornalista resendense que contribuiu para a criação de importantes núcleos culturais em Resende, tais como a Biblioteca e o Museu de Arte Moderna. A fundação tornou-se o órgão oficial da cultura da cidade, promovendo eventos, atendendo a pesquisadores vindos de todos os lugares do Brasil e do exterior, fazendo exposições permanentes e itinerantes abertas ao público, e integrando outros grandes espaços para o fomento da cultura.
No prédio da Fundação também funcionam a Escola de Música Maestro Aniceto, o Museu da Imagem e do Som e o Arquivo Histórico Municipal. São também integrados à Fundação, a Biblioteca Municipal Jandir Cezar Sampaio (no Espaço Z), o Museu de Arte Moderna de Resende e o Cine Vitória.
O Arquivo Histórico Municipal reúne um acervo de quatro mil fotografias antigas, além de um acervo de jornais repleto de raridades, com periódicos dos séculos XIX e XX, que guardam as memórias de uma época através de suas manchetes e seus inusitados reclames, como o de aviso de fugas de escravos. Também são objetos de pesquisa as atas e ofícios da câmara de vereadores.
Um dos projetos realizados pelo Arquivo chama-se Cultura ao Alcance de Todos, e tem por objetivo divulgar a história aos estudantes, através de palestras e uma visita guiada ao ar livre por todo o Centro Histórico, finalizando na Fundação MM. Há mais de 20 anos também foi criado o Grêmio Literário de Resende que promove concursos de poesias, cuja temática muda a cada ano.
O Museu da Imagem e do Som começou a ser montado na década de 1990, pelo historiador Claudionor Rosa, que reuniu sua coleção particular e através de doações. Hoje possui um enorme acervo que inclui, além de um catálogo de discos, um gramofone, rádios e gravadores, antigas revistas e livros especializados em música. Também situada no primeiro andar, a Escola de Música atende a cerca de 500 jovens alunos, oferecendo aulas gratuitas de prática de instrumentos e canto.
Outro ponto alto da Fundação, que também está localizado no Centro Histórico de Resende, é o antigo Cine Vitória – ainda em funcionamento – palco de grandes eventos, como o Festival de Teatro de Resende, que realizou sua 12ª edição em agosto de 2012 atraindo mais de 600 pessoas.

8h às 17h de 2ª a 6ª
Gratuito
A pé • Carro
Tênis

Informações

Rua Luiz da Rocha Miranda, 117 – Centro – Resende
(24) 3354-6927/ (24) 3354-2266
http://arquivoresende.blogspot.com.br
mailto:tiagosignorini@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo