Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Artesanato & Produtos Típicos

Região 4 • Rio das Flores

FLORART

Um mosaico de expressões artísticas associadas à temática Vale do Café

A Associação, criada em 2004, é um belo exemplo de que a união faz a força. O empenho e a determinação de sua líder e presidente Cidinha, contribuiu para o sucesso da Florart, que reúne talentosos artesãos do município de Rio das Flores e Belmiro Braga.
Em 2006 a entidade instalou, numa antiga estação ferroviária, uma bela loja para expor seus trabalhos, formando um rico mosaico de cores e expressões artísticas associadas à temática do Vale do Café. Os belos trabalhos feitos por cerca de 60 artesãos cadastrados passam por rigoroso controle de qualidade, onde o fino acabamento e a originalidade são o fio condutor.
Destacam-se os trabalhos em taboa, uma fibra natural perfeita para a criação de cestos, e as aplicações em tecido, que resultam em roupas de cama, mesa e banho, além de bolsas e camisetas exclusivas. Também estão expostas outras peças de artesanato genuíno tais como móbiles, esculturas e painéis em bambu, bem como produtos típicos para serem degustados, como doces, compotas e biscoitos caseiros.
Os artesãos são remunerados pelo que produzem e muitas vezes nem é preciso esperar a venda do produto. Desde 2011 a Florart foi reconhecida como Ponto de Cultura, o que proporcionou muito mais estrutura para todos. É visível a evolução constante dos trabalhos, e quando um produto é muito vendido, logo tratam de criar e produzir uma nova coleção, atraindo assim novos fãs e clientes fiéis.

9h às 12h / 13:30h às 17:30h de 3ª a sábado • 10h às 16h domingo
a partir de R$ 1,00
Carro • Ônibus

Informações

Rua Major Belfort, s/n – Manuel Duarte – Rio das Flores
(24) 2458-0190 / (24) 2458-0010
mailto:lineia.paiva@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo