Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 4 • Valença

FAZENDA VISTA ALEGRE

Onde imigrantes dinamarqueses desenvolveram os famosos laticínios Dana

A música e a educação são as vertentes desta fazenda datada de 1852, que iniciou seu legado quando pertenceu ao Visconde de Pimentel, um amante das artes e inovador dos métodos de produção rural e da vida social.
Na Vista Alegre funcionou a Escola de Ingênuos criada pelo Visconde para alfabetizar os filhos de escravos. O Visconde de Pimentel sempre se empenhou em manter viva a cultura. Na fazenda se aprendia música, artes teatrais e religião, e chegou-se a formar uma banda musical, a Banda do Preto Estanislau, composta de escravos libertos.
Na fazenda também eram promovidos com frequência saraus memoráveis com músicos famosos, e chegou-se a receber muitas visitas ilustres, como por exemplo a do Conde d’Eu.
Também foi pioneira na fabricação de queijos e laticínios, com a vinda dos imigrantes dinamarqueses que lá se instalaram por volta de 1912 e desenvolveram os famosos laticínios Dana, durante 30 anos.
Desde 1980 a Fazenda Vista Alegre pertence à família Mattos, que através do esforço e da contribuição de seus vários membros, continua a desenvolver atividades inovadoras na área de cultivo e produção, bem como na área cultural. Até hoje, participam do programa de visitação orientada do Preservale e fazem parte do Festival Vale do Café, evento muito conceituado na região.
A administração da Fazenda Vista Alegre está atualmente sob a responsabilidade de Délio de Mattos Filho e sua esposa Vera, que são apaixonados pelo local, onde se casaram e celebraram a cerimônia de suas bodas de prata. Estão dinamizando as atividades econômicas de criação e venda de gado, e aos poucos resgatando as visitações orientadas com almoços, brunchs e promovendo eventos corporativos e culturais, previamente agendados.
Paralelamente, o Sr. Délio desenvolve um trabalho específico para treinamento e alojamento de cavalos, outra de suas paixões.
Pretendem em breve compartilhar este pedacinho da memória nacional, repleto de ícones histórico-culturais, oferecendo hospedagem a grupos direcionados, acomodados em seis quartos exclusivos e finamente decorados com requintados móveis de época, para aqueles que desejarem desfrutar de momentos inesquecíveis na bela e charmosa propriedade.

Agendar visitas
Sob consulta
Para adultos • só casais ou solteiros
Carro
Casaco • Chapéu ou boné • Roupa de banho • Tênis ou bota

Informações

Estr. Valença-Conservatória, km 3 – Valença
(24) 9942-1224 / (21) 2521-3979 / (21) 8776-0747
http://www.fazendavistaalegre.wordpress.com
facebook: Fazenda Vista Alegre
mailto:renattamattos21@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo