Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 4 • Rio das Flores

FAZENDA UNIÃO

A perfeita aliança entre o passado e o presente possibilita momentos inesquecíveis

A belíssima propriedade, que já pertenceu ao Visconde de Ouro Preto, é hoje um requintado hotel fazenda, cuja memória da história do ciclo do café se faz presente em cada detalhe. O atual proprietário e sua esposa, se empenham em proporcionar aos hóspedes e visitantes uma prazerosa experiência em sintonia com os tempos áureos dos barões.
Uma visita guiada, passando por peças nobres, fotos raras e mobiliários de época, consiste em uma verdadeira aula de história.
As acomodações são todas diferenciadas e em grande estilo, tendo em comum o conforto que inclui, entre outros detalhes, enxoval em algodão egípcio, edredons e travesseiros com plumas de ganso. As suítes na casa sede, intituladas de Barão e Visconde, são verdadeiros cenários do século XIX, com mobiliário e objetos de época, com modernos televisores embutidos em douradas molduras, fazendo parecer uma obra de arte.
Na área externa onde ficava a senzala localizam-se as modernas suítes Quilombo, assinadas pelo arquiteto e decorador carioca Chicô Gouveia. Estão em fase de acabamento mais duas acomodações especiais, a Imperador e o Quarto do Rei, para oferecer ainda mais luxo aos visitantes. A Fazenda União está inserida no Rio, Circuito Elegante e no Rio, Recantos e Requintes.
A infraestrutura de lazer da Fazenda União é variada e com recantos inusitados que agradam a todas as idades. Destacam-se nesse quesito o relaxante salão com piscina aquecida, o típico armazém, a capela secular com peças originais, a luxuosa cavalariça, a autêntica carruagem, além da surpreendente reprodução de uma senzala, com iluminação difusa, objetos curiosos e cinco realistas esculturas em tamanho real, de personagens importantes da época da escravatura.
Para inserir mais vivências a esta viagem no tempo, são realizados eventos culturais temáticos, como apresentações de capoeira e dança afro, jantares à luz de velas e música ao vivo. A tradicional feijoada é oferecida aos sábados e o restaurante é aberto também aos visitantes que não estejam hospedados. Aos domingos, é preparado um saboroso cozido.
Aliás, a gastronomia é outro ponto alto na fazenda, que respeita a culinária histórica e regional. As receitas são selecionadas e preparadas com esmero. As mesas, postas com grande requinte, com pratarias, cristais, porcelanas finas e arranjos florais, encantam os olhos e ativam o paladar. Para completar, a adega climatizada oferece uma excelente carta de vinhos, para satisfazer os mais exigentes consumidores.
No agradável ambiente está exposta uma rara coleção de louças brazonadas, que faz parte da história do Brasil. Para a felicidade geral, este paraíso repleto de pássaros e muito verde está disponível para ser desfrutado, seja em uma visitação agendada, uma hospedagem, ou até mesmo para locação de eventos de maior porte, como casamentos.

16h (check in e check out) de 5ª a domingo
Sob consulta
Carro
Binóculo • Casaco • Chapéu ou boné • Roupa de banho • Tênis ou bota

Informações

Estr. do Abarracamento, km 3,5 – Rio das Flores
(24) 2491-1044 / (24) 2491-2685
http://www.fazendauniao.com.br
Facebook: Hotel Fazenda União
mailto:reservas@fazendauniao.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo