Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 2 • Barra do Piraí

FAZENDA SÃO JOÃO DA PROSPERIDADE

Poesia, música, curiosidades históricas e uma coleção com mais de 300 galinhas

A Fazenda São João da Prosperidade surpreende pelas grandes proporções e pela simpatia de sua atual proprietária, Magid Breves Muniz, que recepciona os visitantes vestida com um típico figurino de época. A fazenda, fundada entre 1820 e 1830, possui uma arquitetura singular.
Seu primeiro proprietário, Sr. Antônio Gonçalves de Moraes, filho mais velho dos barões de Piraí, foi o fundador do povoado de São Benedito, que deu origem a Barra do Piraí. Ele era conhecido como Capitão Mata Gente, pois diziam que ele “dava sumiço” a cobradores e fiscais de impostos que por lá apareciam.
Magid é tetraneta do Rei do Café – o comendador Joaquim José de Souza Breves – e mora no local há 30 anos com a família. As principais atividades da fazenda atualmente são a pecuária leiteira e de corte, a suinocultura (fabricação de linguiça), o reflorestamento de eucalipto e o turismo cultural.
A casa grande possui 15 quartos e seis salões, dentre os quais uma capela interna. Tudo é muito bem conservado e decorado com uma infinidade de preciosidades que Magid vai mostrando uma a uma, sob os olhares curiosos dos seus seguidores.
Fazem parte do conjunto arquitetônico uma tulha, ruínas da senzala, um pátio interno e o antigo moinho onde hoje se encontra um alambique. Neste ambiente são apresentados alguns tira-gostos peculiares, como a linguiça fabricada na casa, acompanhada de uma degustação de cachaça e batidinhas.
Um dos pontos altos da visitação acontece na colorida e bem decorada cozinha, onde é servido um lanche para o grupo. Lá está exposta uma inusitada coleção de mais de 300 galinhas de diversos tamanhos, cores e formas, que foi sendo formada com presentes de amigos e colaboradores visitantes.
A fazenda também participa do Festival Vale do Café, realizado na segunda quinzena de julho, com eventos especialíssimos, programados para a ocasião.
Para fechar com chave de ouro é possível comprar artesanato típico e produtos da roça como queijo, linguiça, cachaça, entre outros, na charmosa lojinha criada para os visitantes que querem levar uma lembrança para casa, além das fotografias.

às 10h e às 15h (visitação agendada) • 6ª, sábado e domingo
de R$ 20,00 a R$ 40,00 (depende do pacote do grupo)
Carro • Ônibus
Casaco • Tênis

Informações

Estr. Barra do Piraí-Ipiabas, 4.354 - Barra do Piraí
(24) 2442-3194
http://www.fazendaprosperidade.com.br
mailto:fazendaprosperidade@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo