Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 4 • Rio das Flores

FAZENDA SANTO INÁCIO

Criação de aves, gado e horta local proporcionam comida da roça sempre fresquinha

Apesar de ter passado por algumas transformações em sua arquitetura original, a fazenda é bastante agradável e a recepção familiar proporciona ao visitante uma experiência gratificante.
A matriarca da família, D. Vera Vale, além de professora é cozinheira e sempre gostou de preparar a genuína comida da roça em seu fogão a lenha. Na produtiva fazenda ela possui horta com plantio de feijão, verduras, hortaliças e árvores frutíferas, além de trabalhar com a criação de porcos, vacas e aves, que fornece carne, leite e ovos de excelente qualidade.
O cenário e as condições sempre foram favoráveis para que a família abrisse as portas de casa e recebesse visitantes para compartilhar informalmente do seu dia-a-dia e de suas fartas refeições.
Casualmente, há cerca de seis anos, hospedaram um grupo de motoqueiros durante um evento na cidade. A experiência deu tão certo que a partir de então, passaram a receber o público nos finais de semana para almoços inesquecíveis, do qual quase todos os alimentos são originários de lá.
Cada cardápio servido é anotado para que não se repita. É sempre bom agendar a visita, podendo até escolher algum prato especial como a galinha ao molho pardo, que é feita apenas sob encomenda.
O famoso chouriço de D. Vera já saiu até no livro Roteiro do Sabor. Entre as delícias servidas, destacam-se o feijão tropeiro, leitão à pururuca, angu assado, frango com quiabo, galinhada com feijão branco, pernil assado, lombo recheado, costelinha, arroz com suã e dobradinha com feijão branco, entre outras maravilhas, como ovo caipira frito, muito pedido pelos visitantes.
As sobremesas e licores também são um ponto forte. Pudins de café e de leite, arroz doce, compotas e doces de frutas, e um doce de leite especial que pode ser acompanhado de queijo fresquíssimo, um café perfumado e um leve licor de jabuticaba!
E para desfrutar de mais tempo na fazenda, é oferecida hospedagem privativa em uma casa mobiliada ou em suítes no paiol. Tudo oferecido com simplicidade e aconchego, para que os hóspedes se sintam em casa e desfrutem do maravilhoso estilo de vida no campo.

a partir de 12:30h no domingo • almoço de 2ª a sábado, precisa ser agendado.
R$ 25,00 / R$ 30,00 (média do almoço por pessoa)
Carro • Ônibus
Chapéu ou boné • Tênis ou bota

Informações

Rua Profa. Enalra Reis Valle, s/n – Rod. RJ 145, perto do pórtico – Rio das Flores
(24) 2458-1307/ (24) 9255-1570 / (24) 9244-0821 (Ana Célia)
Facebook: Fazenda Santo Inácio
mailto:fazsantoinaciorf@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo