Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 3 • Miguel Pereira

FAZENDA SANTA CECÍLIA

Atividades recreativas e uma capela projetada por Niemeyer

Construída originalmente em 1770, antes do ciclo do café, a Fazenda Santa Cecília foi totalmente reformada por volta de 1840 pelo então proprietário, o Barão de Paty do Alferes. Localizada no distrito de Vera Cruz, para se chegar à propriedade é preciso cruzar um trecho de cerca de 6km em estrada de terra, que em determinado momento surpreende com a visão da belíssima Ponte Ferroviária Paulo de Frontin.
Um dos grandes atrativos da fazenda é a capela de Santa Cecília projetada por Oscar Niemeyer, que em seu interior abriga um painel de azulejos desenhados por ele. A bela obra foi um presente de aniversário dado à Maria Cecília, filha de seu grande amigo.
A casa sede, muito bem conservada, ainda possui as janelas originais em vidro francês.
Além das visitações para grupos, que devem ser agendadas com antecedência, a fazenda oferece 20 suítes para hospedagem de no máximo cinquenta pessoas, durante o final de semana, que inclui as três refeições e permite que sejam levadas crianças.
As atividades recreativas disponíveis como piscina em local aprazível, passeios a cavalo, açude para pescaria, visita à horta orgânica e curral, parquinho infantil e passeios a cachoeiras cristalinas atendem a todas as idades. A área interna da casa, além de conter objetos de época e de artesanato popular a serem apreciados, possui um salão de jogos, salas de leitura e um restaurante com culinária mineira, onde se pode provar, além de doces e queijos produzidos na fazenda, o delicioso pastel de angu.

Agendar visitas ou hospedagem
Sob consulta
Carro
Casaco • Chapéu ou boné • Roupa de banho • Tênis

Informações

Estr. Tijipió, 656 – Vera Cruz – Miguel Pereira
(24) 2484-8283
http://www.valedocafe.com.br
mailto:faz.santacecilia@uol.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo