Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 2 • Barra do Piraí

FAZENDA DA TAQUARA

Conheça o processo exclusivo de beneficiamento do café produzido na fazenda

A bela fazenda histórica, construída na década de 1830, é uma das poucas que continua com a mesma família desde a sua fundação. Pertenceu ao Comendador João Pereira da Silva, falecido em 1872. Hoje a família está na 6ª geração e mantém na propriedade um acervo original muito bem preservado.
A construção se dá em forma de quadrilátero, com um belo jardim interno, influência da arquitetura colonial mineira. A Fazenda Taquara ainda produz e beneficia o café, tal como antigamente. E pretende desenvolver outros produtos derivados, como biscoitos, balas e licor de café. Mantém também as atividades de suinocultura e granja de frangos.
Desde 1994, a proprietária Ana Maria desenvolve o trabalho de turismo cultural com visitação guiada pela fazenda. O tour pelo espaçoso casarão é atualmente conduzido pelo seu filho Marcelo e leva cerca de uma hora, podendo ser estendido conforme a animação e curiosidade do grupo. Também é possível optar pelo pacote especial que inclui a visitação ao cafezal, mostrando todo o processo de beneficiamento do café.
Marcelo Streva, que nasceu na fazenda, conta fatos históricos locais com muita propriedade, sempre relacionando o cotidiano da família e seus antepassados. Ele mostra com orgulho, durante a palestra, um raro acervo de roupas que pertenceram aos seus familiares e que denotam o requinte da época, como delicadas rendas francesas, peles de raposa, sedas bordadas e finos chapéus.
Todos os cômodos estão decorados com belos objetos, mobiliário de época e fotografias, criando cenários que nos fazem voltar ao tempo e imaginar o cotidiano da família.
Depois da detalhada explanação, o grupo é carinhosamente recebido pelos proprietários João Carlos e Ana Maria em um amplo e decorado salão no porão, de estilo rústico e chique, todo em pedra, onde é servido um almoço preparado no fogão a lenha, com diversos pratos da culinária típica da roça (comida mineira), acompanhado de sucos de frutas naturais e aperitivos de cachaça.
Para finalizar, uma grande variedade de doces e compotas feitas na fazenda e um perfumado café moído na hora. O almoço pode ser substituído por um delicioso café colonial. Ambos um deleite que fazem os visitantes saírem satisfeitos e cheios de histórias para contar.

Agendar visita
de R$ 20,00 a R$ 45,00 (depende do pacote do grupo)
Carro • Ônibus
Casaco • Tênis

Informações

Estr. RJ 145 - Belvederes-Barra do Piraí, 600 (km 44) - Barra do Piraí
(24) 2443-1221 /(24) 9826-3330
Facebook: Fazenda Taquara
mailto:m.taquara@ig.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo