Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Paracambi

FÁBRICA DO CONHECIMENTO

Pela antiga fábrica de tecido circulam hoje milhares de estudantes de nível superior

O prédio principal da antiga fábrica têxtil Brasil Industrial é formado por quatro mil metros quadrados de área dispostos em quatro amplos andares, além dos ambientes anexos. Hoje o espaço é um complexo onde funcionam a Companhia Municipal de Balé, o Planetário, o Espaço Cinema e Arte e o núcleo da Escola de Música Villa-Lobos, além do Espaço da Ciência e de uma brinquedoteca. Lá também estão instaladas as secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente, cada uma em seu prédio.
Inaugurada em 1871, a antiga fábrica de tecidos faz parte da história de Paracambi. Após quase um século produzindo tecidos de algodão, a fábrica fechou as portas em 1984. No ano seguinte foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Comprada pela prefeitura em 2001, foi então transformada na Fábrica do Conhecimento.
Pela construção de arquitetura inglesa cercada de vegetação, circulam mais de seis mil estudantes matriculados em instituições como a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), o Instituto Superior Tecnológico de Paracambi, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefetq) e o Centro de Educação a Distância do Rio de Janeiro (Cederj).

Agendar visitas
Gratuito
Carro

Informações

Rua Ministro Sebastião de Lacerda, s/n - Paracambi
(21) 2683-0160 / (21) 3693-5305 (Secretaria de Cultura e Turismo)
mailto:cultura@paracambi.rj.gov.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo