Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Personagens Cativantes

Região 1 • Resende

D. MARINALVA

Mel, geleias, doces, boas histórias e uma receita infalível para afastar a gripe

D. Marinalva é uma cativante senhora, com alma de menina. Há seis anos ela abriu um ponto de venda em uma das ruas mais movimentadas de Maringá. A Barraca da Marinalva vende doces caseiros e mel puro, produzidos no apiário do irmão, em vários sítios de Serra Negra, distrito de Itamonte, onde ela nasceu.
O percurso de 30 km é a trilha conhecida de tropeiros, como seu irmão Jesuel, que toda semana atravessa as montanhas trazendo do sítio várias delícias como mel, doces e queijos que vende de mão em mão. Marinalva fala sobre os benefícios do mel – do qual eles chegam a produzir 30 caixas por mês – e ensina, gesticulando com propriedade, uma receita infalível para fazer o melhor expectorante para gripe e tosse, “esquentando ½ copo de leite e misturando com 1 colher de sobremesa de mel. Mas tem que ser mel puro!”.
Doceira de mão cheia ela passa os ensinamentos para a filha. A irmã também ajuda no preparo. Juntas elas fazem geleias de morango silvestre, goiaba, pimenta e pétalas de rosa, além de irresistíveis doces caseiros de vários tipos e sabores.
Rodeada por potes dourados de mel e coloridos doces, a simpática e sorridente Marinalva, fica ruborizada quando conta que gostaria de mudar o nome de sua barraca para Beijo Doce, comovendo a todos com sua simplicidade e carisma.

A barraca abre de 8h até 24h, dependendo do movimento do final de semana.

Informações

Estrada Mauá-Maringá, s/n – Visconde de Mauá – Resende
(24) 3387-1433

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo