Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Personagens Cativantes

Região 3 • Paty do Alferes

CHICO MARCENEIRO E SEUS J0G0S E BRINQUEDOS ARTESANAIS

Chico cria jogos extraordinários, dá oficinas e constrói brinquedotecas

As habilidades de Francisco, que exerce a profissão de marceneiro há 26 anos, vão muito além da marcenaria fina produzida em sua oficina, situada no centro da cidade. Conhecido como Chico Marceneiro, ele conseguiu através de seu caprichado trabalho com madeira, atrair duas paixões que deram um novo rumo à sua carreira.
Uma delas foi fazendo os cenários para o grupo de teatro Tapa e que resultou na oportunidade de fazer teatro, chegando a encenar o personagem Dirceu Borboleta na peça “O Bem Amado”, apresentada no Centro Cultural e no Arcozelo.
A outra surgiu por acaso, quando um amigo pediu que ele reproduzisse dois brinquedos antigos em madeira, que além de ficarem perfeitos despertaram sua criatividade e amor pelo ofício. Desde então não parou mais. Chega a fabricar mensalmente, com o ajudante Caio, mais de 40 modelos de jogos e brinquedos artesanais. São carrinhos zig-zag, quebra-cabeças estilosos, rolete, pião e uma série de jogos de tabuleiro que poucos conhecem, como o italiano “quoridor”, o “mancala” africano, o “quixo” (pronuncia-se quitcho), o “fanorona” marroquino, entre outros.
As peças feitas com reaproveitamento de madeira e pinturas exclusivas são comercializadas nas mais variadas formas, desde feiras e exposições de artesanato da região, bem como em eventos de empresas privadas onde realiza oficinas, ou em instituições educacionais onde constrói brinquedotecas.
Chico é entusiasmado com tudo o que faz e vive feliz conciliando seu talento com suas paixões.

Agendar visitas

Informações

Rua Capitão Zenóbio, 79 – Centro – Paty do Alferes
(24) 9268-9511 / (24) 8136-4155
mailto:fbpgicos@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo