Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Paraíba do Sul

CENTRO CULTURAL MARIA DE LOURDES TAVARES SOARES

Cinema, galeria e museu ferroviário prometem apresentar a fina flor da cultura local

Também conhecido como Centro Cultural da Estação, o múltiplo espaço localizado na antiga Estação Ferroviária de Paraíba do Sul, abriga um complexo de equipamentos culturais administrados pela Fundação de Cultura de Paraíba do Sul – FUNDAC, que inclui cinema, museus e galerias de exposição.
O Cinema Popular Nívea Stelmann oferece sessões audiovisuais gratuitas para a população, preenchendo uma lacuna de mais de 20 anos sem um cinema na cidade. A programação inclui filmes nacionais, científicos e históricos, onde se destaca o projeto Memória Viva, que resgata a história contemporânea através de depoimentos dos moradores registrados em vídeos, compondo assim, um excelente acervo.
Já a Galeria Luis Carlos Tavares Coelho é situada numa passagem subterrânea datada de 1913, que liga os dois lados da estação, e onde são expostos painéis fotográficos descritivos sobre a história do município e seus pontos turísticos.
Por fim, o Museu Ferroviário José Pereira Palhares revela um precioso acervo com maquetes e registros que remontam à história da malha ferroviária.
A localização estratégica da estação, que possui loja de artesanato local, pátios com jardim, e que já foi ponto de partida para o passeio turístico do Trem da Estrada Real, torna o Espaço Cultural da Estação uma parada obrigatória, para quem deseja conhecer a essência da cultura local.

Horário variado fim de semana
Gratuito
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Antiga Estação Ferroviária – Centro – Paraíba do Sul
(24) 2263-1306 (Fundação Cultural)
http://www.paraibanet.com.br
mailto:fundacaocultural@paraibanet.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo