Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Paty do Alferes

CENTRO CULTURAL MAESTRO JOSÉ FIGUEIRA

Espaço cultural, teatro e biblioteca compõe complexo cultural local

Instalado em uma construção de arquitetura moderna, o Centro Cultural é referência na cidade e ponto efervescente da cultura local, tendo realizado desde a sua inauguração, em 2000, diversos eventos, produções artísticas, exposições e oficinas. O nome do espaço é uma homenagem ao Maestro José Figueira, grande músico e incentivador da criação de bandas em Paty.
O ambiente agradável é amplo e possui dois andares. No segundo piso está localizado o Teatro Municipal Ivan Gomes Bernardes, com modernos equipamentos de luz e som, palco, camarins e 116 poltronas, em ambiente refrigerado. No térreo, entrecortado por um jardim interno que abriga uma escultura de Manoel Congo, estão distribuídas as salas de exposição, além de uma ampla biblioteca com acesso à internet e salas exclusivas para literatura brasileira e outra dedicada às crianças.
O acervo da Biblioteca Municipal Joaquim Osório Duque Estrada é diversificado em mais de trinta mil títulos, e grande parte dos livros podem ser consultados, emprestados ou apreciados nas agradáveis salas de leitura existentes.
Em uma delas estão expostos em uma vitrine, seletos livros autografados por escritores famosos, que foram doados à instituição. Outro destaque é um quadro com trechos do Hino Nacional, cuja letra foi escrita pelo ilustre Joaquim Osório, nascido no município de Paty do Alferes

8h às 17h de 2ª a 6ª • o teatro abre no fim de semana quando houver espetáculo
Gratuito
Carro • Ônibus

Informações

Praça Manoel Congo, s/n – Centro – Paty do Alferes
(24) 2485-2267
http://www.patydoalferes.rj.gov.br
mailto:ccmjf@ig.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo