Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 3 • Miguel Pereira

CENTRO CULTURAL JANDIRA TELLES LEME PRAGANA

Equipamentos culturais disponíveis e apoio a projetos importantes para a cultura local

Também conhecido como Centro Cultural de Miguel Pereira, chama a atenção pelo fato de estar situado dentro da antiga Igreja de Santo Antônio da Estiva, que foi desativada na ocasião da criação de uma nova matriz. O espaço, localizado em uma praça central, possui um teatro com 146 lugares e sala de projeção, onde acontecem palestras, apresentações de peças teatrais e eventos culturais que envolvem variados estilos de expressões artísticas.
O Centro Cultural Jandira Telles Leme Pragana tem o apoio da prefeitura e mantém outros espaços culturais importantes para a preservação da história cultural da cidade. Um deles é o Museu Francisco Alves, instalado em uma construção em forma de castelinho, também no centro, com várias fotos, discos, recordações e pertences do grande músico, também conhecido como o Rei da Voz, e que foi morador de Miguel Pereira.
O outro só existe graças à determinação de Roberta Ramires, uma apaixonada por Miguel Pereira, que pediu ao prefeito para criar o Memorial da Cidade, pesquisando e reunindo uma grande quantidade de objetos de época, reportagens e fotos que ela colecionava, e que foram aumentadas com doações feitas por moradores, constituindo-se hoje em precioso acervo que pode ser visto gratuitamente no Pórtico de Abraão Medina, na entrada de Governador Portela.
E por último, e não menos importante, o Museu Ferroviário, que por estar atualmente passando por uma reforma no telhado de sua sede, teve algumas de suas peças transferidas temporariamente para o Memorial da Cidade, onde estão expostas.
Para as novas gerações é uma oportunidade única de ter acesso a fatos e curiosidades sobre a sua cidade, como a época de 1971 a 1973, em que Miguel Pereira foi governada por mulheres, tendo as damas ocupado seis cargos públicos de suma importância, além do cargo máximo da prefeitura ter sido ocupado pela primeira vez por uma mulher a Sra. Aristolina Queiroz de Almeida, entrando para a história política do Rio de Janeiro.

14h às 17h de 4ª a 6ª • 12h às 17h fim de semana
Gratuito
Carro

Informações

Praça João XIII, 99 – Centro – Miguel Pereira
(24) 2484-6108
http://www.pmmp.rj.gov.br
mailto:coordenadoriadecultura@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo