Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Fazendas Históricas & Hospedagem

Região 2 • Piraí

CASA DO MANEQUINHO HOTEL E BISTRÔ

O tradicional hotel que agregou um bistrô coordenado pela chef Ana Paula Hack

A Casa do Manequinho é um hotel fundado em 2002, que foi anteriormente a residência do Dr. Manoel Teixeira Campos Jr., mais conhecido como Manequinho. Muito procurado pelo seu estilo clássico tradicional e pela localização estratégica, no centro de Piraí, o casarão do século XIX com fachada e mobiliário originais apresenta um ambiente aconchegante e familiar, comportando 52 leitos em seus 26 apartamentos.
Seu Manequinho (1893 – 1965), era um político de muita projeção em Piraí, que gostava de manter a porta da casa sempre aberta, como que convidando as pessoas a entrarem e se sentirem bem-vindos. Até hoje esse hábito é mantido. O hotel funciona 24 horas e está sempre com a porta aberta para receber todos que chegarem.
O grande diferencial é a identidade do antigo proprietário Manequinho e sua esposa Maricota, lembrados em fotos e quadros que contam sua história, cercados pelo requinte do mobiliário bem conservado. A hospedagem é concorrida, principalmente em época de grandes eventos como o Piraí Fest cujas reservas são feitas com bastante antecedência.
Aliás, motivado pelo Piraí Fest, foi inaugurado em 2009, o Bistrô Manequinho, comandado pela chef de cozinha e neta do seu Manequinho, Ana Paula Hack. Ela cria pratos exclusivos e diferenciados e já foi muitas vezes premiada no festival gastronômico, que tem como tradição julgar os pratos que tenham ingredientes típicos de Piraí, como a tilápia e a macadâmia.
Entre os pratos criativos e premiados que ela elabora, destacam-se a Tilápia Sabor da Terra, com o peixe defumado coberto com molho de ervas e macadâmia, acompanhado de purê de banana da terra e arroz de couve, e a Tilápia Cores do Brasil, no qual o peixe vem com uma crosta deliciosamente crocante, acompanhada de arroz de brócolis e creme de milho. E a maior de todas as surpreendentes receitas é uma releitura da feijoada – feita com feijão branco, tilápia defumada, linguiça de tilápia, acompanhada de couve, arroz de laranja, torresmo do couro da tilápia e farofa de macadâmia. Atualmente este prato só é feito por encomenda.
O bistrô agregou ainda mais personalidade ao hotel e sua culinária atrai um público bem abrangente, que mesmo sem se hospedar vai até Piraí apenas para almoçar e volta no mesmo dia.

24 horas (hotel) • 12h às 15h (almoço no Bistrô) • 19h às 22h (jantar no Bistrô) diariamente
R$ 105,00 (hospedagem single) • R$ 25,00 (média do prato)
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Rua Barão de Piraí, 90 - Centro - Piraí
(24) 2431-9900
http://www.casadomanequinho.com.br / http://chef-hack.blogspot.com.br
mailto:reserva@casadomanequinho.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo