Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 2 • Rio Claro

CASA DE CULTURA MANOEL GONÇALVES DE SOUZA PORTUGAL

Um belo incentivo às atividades artísticas locais

Situada no centro de Rio Claro, a casa tem 163 anos e foi construída no final do século XVIII para ser a sede da prefeitura, que aqui permaneceu por muitos anos. Em 1990, foi inaugurada a Casa de Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal, com uma grande mostra de fotos, objetos e documentos da cidade de São João Marcos. E por muito tempo manteve esse acervo, além de realizar exposições e eventos culturais.
Em outubro de 2011, foi realizada uma reforma geral no imóvel, sendo necessário trocar todo o piso em madeira, que sofreu o ataque de cupins. Já a fachada e a estrutura em madeira nobre manteve-se original.
Ainda estão lá alguns objetos que vieram de São João Marcos, como um antigo relógio, cartas assinadas por D. Pedro e um quadro com o retrato de D. Pedro II. Alguns objetos foram doados ao Memorial que existe no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
Exposições variadas estão sendo realizadas, sempre com o intuito de valorizar a arte e a cultura presentes na região, especialmente dos artistas e artesãos locais.
A casa também abriu um espaço para oficinas e cursos gratuitos de complementação profissional, com aulas de inglês e educação orçamentária, ambos em parceria com o Sesi/ Firjan.
O espaço também é convidativo para recitais de música de câmara. É também utilizado para palestras sobre saúde e assuntos de interesse comunitário.
Esta Casa de Cultura de Rio Claro faz parcerias com o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, divulgando e participando ativamente dos eventos culturais lá produzidos.
E através da Secretaria de Cultura e Comunicação de Rio Claro são realizados eventos de destaque, como a Semana Fagundes Varela, que promove anualmente Oficinas e Saraus Literários e diversas apresentações da Banda Municipal e da Banda Infanto-Juvenil.
A equipe que cuida da Casa de Cultura é composta por dedicados funcionários que também estão envolvidos diretamente com a cultura local, seja dando aulas de teatro ou de música, seja pesquisando e contribuindo para manter sempre vivo e disponível este precioso espaço que recebe todas as expressões artísticas.

8h às 20h de 2ª a 6ª • 9h às 16h sábado • 9h às 14h domingo
Gratuito
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Praça Fagundes Varela, 14 - Centro - Rio Claro
(24) 3323-1717 ramal 422
http://www.rioclaro.rj.gov.br
mailto:comunica@rioclaro.rj.gov.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo