Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Artesanato & Produtos Típicos

Região 4 • Valença

CACHAÇA WERNECK

Com apenas quatro anos de fabricação, a marca já é medalhista

Crédito: Aurélia Werneck

Apreciador de cachaça, o engenheiro mecânico Eli Werneck montou a sua própria destilaria ao completar 62 anos de idade e, desde 2008, divide-se entre sua casa no Rio de Janeiro e um sítio na cidade de Rio das Flores. Com apenas quatro anos de trabalho ele já tem o que comemorar, pois recebeu em junho de 2012 a medalha de prata do I Concurso de Cachaças do Rio de Janeiro, que envolveu 46 marcas e foi promovido pela Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Rio de Janeiro.
A produção da Cachaça Werneck é feita artesanalmente e conta com o trabalho de Eli e o de sua mulher, Cilene. Há ainda três empregados, que cuidam do plantio e da colheita da cana. A artista plástica Cilene cuida dos aromas e paladares, apesar de não ser uma apreciadora da bebida.
O casal cuida da produção, fermentação e destilação. Eles atuam na época de safra, que acontece de julho a setembro, e chegam a produzir nove mil litros por ano dos três tipos da bebida: a cachaça tradicional, que é descansada em reservatórios de aço inoxidável; a ouro, envelhecida em barris de carvalho; e a prata, que fica armazenada em tonéis de jequitibá. Foi esta última que conquistou o prêmio.
O produtor afirma que o plantio e a colheita são processos demorados que duram quase um ano. Corte, moagem, fermentação e destilação são feitos em quase três dias, e depois vem o armazenamento, que varia de acordo com o tipo de cachaça. É um prazer acompanhar tudo de perto.

Agendar visitas
Vários preços
Para adultos
Carro

Informações

Estr. Rio das Flores-Barreado, 9001 - Zona Rural - Valença
(24) 9298-9900 / (24) 9298-9998
http://www.cachacawerneck.com.br
mailto:contato@cachacawerneck.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo