Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Artesanato & Produtos Típicos

Região 3 • Paty do Alferes

CACHAÇA PILÃO

Conheça o processo de feitura da cachaça e prove também os doces especiais

O proprietário Sérgio Luiz Peralta tem o maior orgulho em mostrar os produtos gerados na propriedade em que mora, na Fazenda Guaribú. O alambique pode ser visitado, através de agendamento, e na ocasião o passo a passo da fabricação da Cachaça Pilão é explicado em detalhes, antes da tradicional “provinha”.
O tour se inicia no setor de moagem, no alto da construção, propiciando uma bela vista de toda a propriedade, inclusive o canavial. Descendo para outro pavimento, chega-se na sala onde ficam as dornas, que armazenam cada uma dois mil litros de caldo em fermentação. O próprio bagaço de cana serve de combustível para alimentar a caldeira, sendo produzidos de 600 a 700 litros de aguardente por dia. As cachaças ficam armazenadas em barris de carvalho para depois de alguns anos serem engarrafadas.
O alambique, que já existe há mais de 35 anos, produz as safras ouro e prata e uma versão Premium, com mais tempo de envelhecimento, além da versão tipo melado de cana, que faz o maior sucesso por ser mais docinha.
Além do precioso líquido, é produzida na fazenda uma farta variedade de doces, que inclui sete versões de doce de leite, dois tipos de doce de mamão e dois tipos do de abóbora, além dos tradicionais brigadeiro, ambrosia e doce de goiaba, que podem ser comprados lá mesmo e são produzidos de forma artesanal, mantendo o verdadeiro gosto do campo.
Os produtos da agricultura familiar autossustentável produzidos na fazenda agradam em cheio aos consumidores que prezam a cultura local, optando por produtos de ótima qualidade e procedência.

8h às 16h de 2ª a 6ª fim de semana
Visitação gratuita • produtos a partir de R$ 5,00
Para adultos
Carro
Repelente • Tênis ou bota

Informações

Estr. do Arrozal, 703 – Avelar – Paty do Alferes
(24) 2487-2260
http://www.cachacapilao.com.br
mailto:cachacapilao1@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo