Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Artesanato & Produtos Típicos

Região 3 • Miguel Pereira

CACHAÇA MAGNÍFICA

Produtor da Magnífica homenageou a esposa com o rótulo, hà 15 anos

A cachaça Magnífica é produzida na Fazenda do Anil, localizada na divisa de Vassouras com Miguel Pereira. O proprietário João Luiz Coutinho de Faria sempre sonhou em produzir uma cachaça de ótima qualidade, que pudesse competir com os melhores destilados do mercado mundial.
Desde 1985 produzindo a bebida, que antes era conhecida como Cachaça do Anil, foi se aperfeiçoando e investindo nas técnicas de plantio e produção, até lançar, em 1997, a cachaça de ótima qualidade que batizou de Magnífica, em homenagem à sua esposa.
No início foi difícil colocar no mercado uma cachaça de embalagem bonita e preço mais elevado. No entanto, a persistência de João o levou hoje a uma posição de destaque, em que sua preciosa bebida é apreciada no Brasil e também exportada, desde 2003, para países como a Inglaterra e Alemanha.
O cuidado com a qualidade começa no cultivo das mudas de cana e no corte feito uma vez ao ano pelo método manual, sem usar fogo ou máquinas, evitando assim qualquer impureza. Na hora da moagem, apenas a cana em perfeito estado de maturação é utilizada. A fermentação também é controlada para evitar acidez. Outro detalhe importante é o método de destilação feito em alambiques de cobre tríplice, dividindo essa etapa em três estágios. E para completar, o envelhecimento é feito em barris de carvalho e em barris de ipê, dando à cachaça um sabor todo especial.
A média produzida por safra é em torno de 120 mil litros. E hoje as garrafas podem ser personalizadas, como se fez para a cadeia de cozinha latina Las Iguanas, na Inglaterra. Ou na forma de brindes para empresas, em que são personalizados os copinhos especiais para sua degustação.
As versões da bebida incluem a Tradicional, de cor clara e levemente amarelada, que antes de ser engarrafada descansa dois anos em barris de ipê, sendo ideal para tomar pura ou em drinks como caipirinha; e a Envelhecida, de cor dourada e aroma perfumado, envelhecida por dois anos em barris de carvalho, sendo ideal para tomar pura, como aperitivo. E a mais sofisticada Reserva Soleira, de tiragem limitada, especialmente envelhecida por pelo menos três anos em múltiplos barris de carvalho, resultando em uma cachaça premium de alta qualidade.
As visitas em grupo ao alambique são muito bem-vindas e devem ser agendadas, além de oferecer a opção de servir almoço, após a degustação. No site e no blog, são disponibilizadas algumas receitas utilizando doses da Cachaça Magnífica, para dar um toque todo especial.

8h às 12h de 2ª a 6ª (agendar visitas) • 9h às 14h fim de semana (agendar visitas)
Visitação gratuita • produtos a partir de R$ 5,00 • visitação para grupos, incluindo almoço (preço sob consulta)
Para adultos
Carro
Repelente • Tênis ou bota

Informações

Estr. do Anil, 4.000 – São José das Rolinhas – Miguel Pereira
(24) 2508-9042 / (24) 2484-2904
http://www.cachacamagnifica.com.br
mailto:magnifica@cachacamagnifica.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo