Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 1 • Barra Mansa

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARRA MANSA

Prédio neoclássico abriga museu da história local, obras raras e jornais regionais

O Palácio Barão de Guapi é um belo prédio histórico com mais de 150 anos, de arquitetura neoclássica, que já foi sede da Câmara Municipal, funcionou como prefeitura e hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa Profa. Adelaide da Cunha Franco.
Por ser muito amplo, o prédio também abriga, no segundo andar, o Museu da História de Barra Mansa, cujo acervo é mantido pela Academia de História, além do Plenário da Câmara Municipal, ainda em funcionamento.
Seu valioso acervo possui mais de 15 mil volumes, entre os quais, segundo o estabelecimento, há obras raras, como a primeira edição em português de “A Divina Comédia”, datada de 1956.
O acervo de jornais também surpreende pela amplitude, e pode-se pesquisar toda a memória da cidade e as questões trabalhistas impressas nos exemplares do “Diário do Vale” ou o antigo “Aurora de Barra Mansa”.
Também fazem parte do acervo obras em Braile e áudio-livros. Todas as quintas-feiras são feitas leituras para deficientes visuais.
Visivelmente um espaço democrático, a frequência ao local é eclética, abrangendo desde professores, advogados, pesquisadores e estudantes que vão para fazer suas consultas, até a população local em geral.

8h às 18h de 3ª a 6ª • 8h às 14h sábado
Gratuito
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Rua Custódio Ferreira Leite, 1 – Centro – Barra Mansa
(24) 3326-0405
http://www.barramansa.rj.gov.br
mailto:biblioteca@barramansa.rj.gov.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo