Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Artesanato & Produtos Típicos

Região 3 • Paty do Alferes

ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE FLOR DE PALHA DE AVELAR

Artesãs criam rosas, trigo, palmas, margaridas e outras flores em palha de milho

O artesanato de flor de palha de milho é uma tradição antiga da cidade. Mas a Associação veio a dar um grande apoio a estas artesãs, promovendo a inclusão social geradora de renda e do fortalecimento da identidade cultural.
A Associação de Artesãos de Flor de Palha de Avelar fica num aconchegante espaço em forma de chalé e foi contemplada como Ponto de Cultura no final de 2009. Atualmente há 25 talentosas artesãs associadas, entre 30 e 60 anos, que criam flores de palha do tipo rosa, trigo, café, crisântemo, margarida, palma e o famoso galinho, entre outras.
Todos contribuem para a continuidade dessa tradição e da manutenção da associação. São os garotos que vão buscar a palha doada nas fazendas, o grande apoiador Leonardo Honorato que assume o aluguel da casa – e que já manteve uma oficina de Mídias Digitais para todas as idades – até o mutirão que transforma o espaço externo em restaurante, na ocasião da Festa do Tomate.
Outras atividades como aulas de dança, cursos de crochê, corte e costura, também são ou já foram ministrados, e técnicas novas com fibra de bananeira estão sendo desenvolvidas. A ideia é manter o espaço vivo e sempre em evolução, onde todos são muito bem-vindos. As peças também podem ser encontradas no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis.

Agendar visitas
Oficinas gratuitas
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Rua Antônio de Mattos, 56 – Avelar – Paty do Alferes
(24) 2487-1235 (Associação) / (24) 2487-1218 (D. Marta)
http://floresdepalha.blogspot.com.br
mailto:floresdepalha@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo