Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 4 • Valença

ASSOCIAÇÃO AFRO ANGOLA CONGO

A associação dedica-se à divulgação das artes e tradições afro-brasileiras

Liderado pelo Mestre Cid da Capoeira, a Associação fundada há 20 anos vem fazendo um belo trabalho de divulgação da cultura afro em todas as suas vertentes. Os 25 componentes costumam fazer apresentações em hotéis e eventos especiais.
Para difundir a vasta e rica tradição cultural, realizam um projeto de ensino de capoeira angola e regional, dança afro, maculelê, puxada de rede e samba de roda nas escolas locais.
Os ensaios na igreja matriz e em um colégio de Valença podem ser apreciados, bastando apenas fazer agendamento. Outro tradicional evento que merece ser visto é a emocionante missa afro realizada no dia 20 de novembro, na igreja de N. Sra. do Rosário.
O grupo é bastante articulado e também participa das atividades do Quilombo São José, promovidas por Toninho Canecão, bem como do grupo de Folia de Reis de Agostinho Gomes Filho.
Há 40 anos dedicando-se ao estudo da história das raízes negras, o consciente Mestre Cid adora livros e tem o dom de guardar datas. Além de ler bastante, sua versatilidade abriu espaço para outras atividades como dar treinamento de defesa pessoal à Guarda Municipal, participar de minisséries televisivas, formar-se em Educação Física e em Libras (linguagem de sinais), dar palestras e ainda aprender francês.
É de fato, um verdadeiro exemplo para todas as gerações, espelhado numa liderança que se orgulha em perpetuar as tradições, buscando novos caminhos.

19h às 21h na 2ª e 4ª (agendar ensaios) • 13h às 17h na 4ª (agendar ensaios)
Gratuito
Carro

Informações

Rua Getúlio Vargas, 327 - Benfica - Valença
(24) 2453-6543 (recados) /(24) 9279-2033
Ver vídeos no Youtube
mailto:mestre.cid@hotmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo