Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Artesanato & Produtos Típicos

Região 3 • Paraíba do Sul

ARTES DE WERNECK – ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE WERNECK

Artesãos trabalham com bambu, cerâmica e pontos de bordados e patchwork

O espaço cultural Joaquim Moraes Vizeu, instalado em uma graciosa e antiga estação de trem no pacato distrito de Werneck, abriga um centro de artesanato diversificado, cujo maior segmento é o bordado, muito bem elaborado por um grupo de artesãs da Associação de Artesãos de Werneck em parceria com o Bordados Ponto Mágico de Werneck.
Atualmente com 15 bordadeiras entre 14 e 60 anos, e coordenadas por Tânia Luiza e Fátima Regina, elas realizam um primoroso trabalho com técnicas avançadas de pontos de bordados e patchwork, criando exclusivas almofadas, colchas de cama e mesa, toalhas, entre outras peças.
A associação fundada em 2003 virou Ponto de Cultura, e a parceria muito bem sucedida divulgou os trabalhos além das fronteiras do município. A maior motivação da associação é criar oportunidades para que os associadas possam expressar sua criatividade, e com isso gerar renda com sua arte, onde todos ganham pelo que vendem. O artesanato é variado e inclui peças de bambu e cerâmica, abrindo ainda mais sua abrangência.
Na associação também são feitas oficinas de bordado abertas ao público. O espaço, também disponível para visitação, possui uma sala para exposição dos trabalhos e outra com equipamento multimídia, para sessões de cinema e eventos culturais, se tornando uma ótima opção para a comunidade e turistas.

13h às 17h de 4ª a domingo (sempre agendar visitas)
Vários preços
Carro

Informações

Praça José da Mota Vizeu, s/n – Paraíba do Sul
(24) 2266-0201 / (24) 8125-7919
Facebook: Bordados Fio Mágico
fatimareginabordados@yahoo.com.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo