Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 4 • Valença

AGFORV – ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS DE FOLIAS DE REIS DE VALENÇA

Valença é um importante pólo de folias de reis do sul do estado do Rio de Janeiro

A cultura da Folia de Reis é tradicionalmente passada ao longo das gerações. A AGFORV foi criada em 2004 por Francisco José Figueira Ferreira, conhecido como Chico da Folia, com o único objetivo de enaltecer e preservar os valores tradicionais desta antiga manifestação cultural. Hoje a associação comporta 22 grupos na sede do município e outros quatro em outras regiões mais afastadas. Seus integrantes têm idades variadas e o mais idoso, Seu Dunda, tem mais de noventa anos e ainda toca muito bem a viola.
A bandeira é um dos principais símbolos desta cultura. É uma espécie de estandarte feito em tecido com a imagem dos Reis Magos, meticulosamente bordada e enfeitada, coberta com fitas coloridas em que os devotos podem escrever seus nomes e fazer seus pedidos.
As roupas também são feitas com muito capricho em coloridos cetins. Outro detalhe que chama a atenção são as máscaras dos palhaços (personagem que representa os soldados de Herodes) fabricadas antigamente com os chifres, o couro e o rabo do boi, que hoje foram substituídas por materiais mais leves e contemporâneos, porém, de igual efeito visual.
Durante o período em que saem em andança – que chega a levar treze dias – atraem multidões pelas ruas e casas onde passam, com suas cantorias missionárias, que como fala o emocionado Chico da Folia: “é com inspiração divina que cantamos os versos rimados”.
Até os mais incrédulos ou sem religião se comovem e chegam a arrumar suas casas com antecedência, só para recebê-los para rezar o terço e pedir benção para seus moradores. O evento culmina com a tradicional Missa Campal na chegada, no dia 6 de janeiro, do dia de Reis.
O Encontrão da Folia de Reis em Valença, que acontece nos dias 5 e 6 de janeiro no pátio da Catedral de N. Sra. da Glória, tem a fama de ser a segunda maior festa da cidade, reunindo entre 15 e 18 mil pessoas que se divertem com a alegria contagiante desta abençoada cultura que merece se manter acesa em nossos corações e mentes.

8:30h às 17h 2ª a 6ª 18:30h às 19h fim de semana (telefonar para confirmar horário e agendar visitas)
Gratuito
Carro • Ônibus

Informações

Praça Visconde do Rio Preto, 128 - sala 1 - Valença
(no Salão Paroquial da Igreja N. Sra. do Rosário)
(24) 2452-4929 /(24) 8129-3923
http://santosreisagforv.blogspot.com
mailto:freisvalenca@yahoo.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo