Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-
Espaços Culurais & Expressões Artíticas

Região 1 • Barra Mansa

ACADEMIA BARRAMANSENSE DE HISTÓRIA

Organização dispõe de rico acervo e promove eventos de literatura

A Academia Barramansense de História situa-se hoje em frente a um dos cartões postais da cidade de Barra Mansa, a Ponte dos Arcos. O prédio abriga também o Grêmio Barramansense de Letras (Grebal), instituição que possui mais de 35 anos de trajetória.
A Academia foi fundada em 15 de outubro de 1998 pelo historiador Alan Carlos Rocha, que a presidiu até 2004. A partir desta data o historiador Rozan Silva assumiu a liderança da instituição, seguido da acadêmica Nely Guedes. Atualmente 40 acadêmicos fazem parte do colegiado.
O acervo da instituição é formado por documentos raros, fotografias e gravações de entrevistas com personalidades da cidade. O local costuma abrigar palestras e exposições abertas à população, com temáticas de grande relevância para o resgate de valores patrimoniais materiais e imateriais da cidade.
A Academia mantém uma importante parceria com o Grebal, que além de possuir um amplo acervo literário, publica livros e realiza eventos abertos ao público, como palestras, saraus de poesia, além de um concurso de poesias para alunos das escolas municipais de Barra Mansa.

13h às 17h de 2ª a 6ª
Gratuito
A pé • Carro • Ônibus

Informações

Av. Argemiro de Paula Coutinho, 44 – Centro – Barra Mansa
(24) 3322-3273
facebook: Academia Barramansense de História
mailto:abhistoria@gmail.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo