Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-

Festas e Eventos

Festival do Vale do Café

Concertos em jardins, cortejos, palestras e exposições marcam o importante evento

Paula Kossatz

Praças, igrejas e fazendas históricas – verdadeiros palacetes incrustados na Mata Atlântica – são o cenário das atrações do Festival Vale do Café. O evento é realizado na região anualmente, sempre no mês de julho, desde 2003. Idealizado pela harpista Cristina Braga e pelo músico Turíbio Santos, o projeto visa resgatar as raízes culturais locais e o respeito pelo patrimônio histórico regional.
Além de receber mais de 600 mil pessoas ao longo das nove edições já realizadas e com isso provocar o aquecimento econômico da região, o Festival Vale do Café resgata fortemente o patrimônio imaterial, apresentando expressões da cultura local, e divulga o patrimônio histórico e arquitetônico abrangendo os diversos municípios da região do Vale do Paraíba Fluminense.

Ao longo do evento são realizados concertos nas fazendas, para os quais é feita uma cuidadosa seleção musical, atraindo o grande público a 14 fazendas históricas da região, shows em praças públicas, cortejos de tradições populares locais, trazendo apresentações de bandas sinfônicas, serestas, serenatas, jongos, capoeiras, caninha verde e outras manifestações.

Ademais, os municípios participantes promovem cursos de música destinados a alunos bolsistas de todo o país, que têm a chance de aprimorar seus dotes artísticos com renomados professores de variados instrumentos musicais. De piano a canto, passando por clarineta, saxofone, violoncelo e outros.

Em fevereiro de 2010 o Festival Vale do Café recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, na categoria Empreendedorismo. A premiação foi realizada a partir da junção de três prêmios – Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro.

Informações

Mais informações: Beatriz Castro Alves / beatriz.alves@backstage.art.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo