Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-

Festas e Eventos

Festival de Teatro das Agulhas Negras

Espetáculos teatrais de todo o Brasil levam a população às ruas da região

O Festan é um evento anual, que surgiu em 2009, com o objetivo de levar o teatro de rua para os quatro municípios fluminenses que compreendem a região das Agulhas Negras: Quatis, Resende, Porto Real e Itatiaia. Durante o período do evento a população local é agraciada com diversas apresentações de grupos teatrais provenientes de diversas partes do Brasil. Os espetáculos, encenados em ruas, praças e escolas das cidades, são gratuitos e direcionados tanto às crianças quanto ao público adulto.
De acordo com o idealizador do festival, José Leon Zylberstajn, a seleção dos participantes é baseada na qualidade das montagens e no tempo de estrada de cada grupo. Estilos como comédia e musicais já fizeram parte dos circuitos da mostra. Os organizadores afirmam que mesmo trabalhando com teatro de rua é oferecida ao público uma estrutura confortável.
Além de levar entretenimento à região, o Festival de Teatro das Agulhas Negras tem como proposta a geração de empregos. É contratada mão de obra local, bem como são feitas parcerias com restaurantes e hotéis da região para a hospedagem da equipe e de participantes. “O grande mote do festival é aquecer a economia local” explica a produtora-executiva Francis Miszputen.
O Festival de Teatro das Agulhas Negras – Festan, é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) e da Prefeitura de Quatis, que contou com patrocínio da MAN Latin America e o apoio das prefeituras de Itatiaia, Porto Real, da Câmara Municipal e Prefeitura de Resende.

Informações

Mais informações: Carol Bandeira / carol@institutocidadeviva.org.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo