Guia Cultural do Vale do Café

  • A+
  • A-

Festas e Eventos

Café, Cachaça e Chorinho

Uma boa oportunidade para se provar da gastronomia e musicalidade típica da região

O circuito de outono Café, Cachaça e Chorinho foi criado em 2001 por um grupo de empresários da região do Vale do Café com o intuito de atrair mais visitantes para o Vale do Paraíba Fluminense. O evento envolve a participação dos seguintes municípios: Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Vassouras, Valença, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin. A meta dos organizadores é que, futuramente, mais municípios da região venham a participar.
O circuito sempre ocorre próximo ao dia 23 de abril – dia nacional do Chorinho. A proposta é que cada município organize a sua programação com ênfase na gastronomia e nas representações musicais locais, buscando expressar o que há de mais representativo na cultura local.
A organizadora Ana Lúcia Furtado explica que para o evento anual ser possível se fazem necessárias reuniões com todos os secretários de cultura dos municípios envolvidos. É produzida uma revista e cada empresa apoiadora da iniciativa recebe um kit de produtos com a identidade visual do evento.
Ana Lúcia afirma que organiza, na própria pousada que administra, aulas de gastronomia e dança de salão, além de feijoada e chorinho à época do circuito. Ela explica que a iniciativa surgiu a partir de uma tentativa de atrair turistas para a região em época de baixa temporada, mostrando que a riqueza cultural local é atemporal e rica, independentemente da estação do ano e da sazonalidade.

Informações

Mais informações: Ana Lúcia Furtado / anafurtado@hotelsantaamalia.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo